Editorial semanal

O valor do Presbítero

Hoje, estamos homenageando os nossos presbíteros, em decorrência do Dia do Presbítero - comemorado em 1º de agosto. No sistema presbiteriano, o presbítero é chave principal, fundamento irremovível e sólido da igreja no que tange ao governo, disciplina e administração.

O sistema presbiteriano tem se demonstrado o mais justo e democrático dentre as formas de governo eclesiásticas. Reflitamos no que a Bíblia fala sobre esta nobre função por meio das palavras de Paulo a Timóteo: “Fiel é a palavra: se alguém aspira o presbiterato, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o presbítero seja irrepreensível e esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar, não dado ao vinho, não violento; porém, cordato, inimigo de contendas, não avarento, e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?)” (cap.3:1-7).

Ainda temos a carta a Tito, que nos diz: “Porque é indispensável que o presbítero seja irrepreensível como dispenseiro de Deus, não arrogante, não irascível (...) que tenha domínio de si, seja apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem” (cap. 1:5-9)

Por encontrarmos essas características em nossos presbíteros(as), agradecemos a Deus pela vida desses (as) que o Senhor tem levantado em nosso meio. Parabéns, homens e mulheres de Deus! Vocês são baluartes do sitema presbiteriano aqui na 1ª IPIC e ao redor do mundo.

 

Rev. Carlos Fernandes Meier

 
Pagina 374 de 384

Acesso Área Restrita

Você está aqui: Início Atividades Semanal Editorial