Editorial semanal

Do que precisam

Pedagoga Nádia C. Opalinski
Coordenadora do Ministério Infantil da 1ª IPIC

A chegada do bebê... O momento tão esperado! É a hora em que se pode olhar o rostinho, tocar suas mãos e pezinhos, se reconhecer em detalhes da pequena existência. Trata-se de um acontecimento que requer tempo de preparação. É necessário providenciar o quarto, as roupas, os utensílios e tantos outros detalhes que ajudam a acolher a criança com amor e carinho.

Sabe-se, contudo, que - além dos preparativos iniciais – os bebês precisam de outros suprimentos. Segundo o livro “Sete Necessidades Básicas da Criança” (de John M. Drescher), um pequeno, no decorrer de seu desenvolvimento, precisa: de um sentido de significado, de segurança, de aceitação, de amar e ser amado, de elogios, de disciplina e de Deus.

No processo formativo de um bebê, os pais o ajudam a construir sentidos. Sentidos de valor, de pertencimento, de aceitação, de singularidade. Percepções essas que o farão acreditar que pode realizar seus sonhos.

Para que os pequenos se desenvolvam dessa forma, porém, precisam saber que os amamos. Essa verdade é transmitida a eles por meio de palavras e ações coerentes e relevantes. A criança nasce sem saber como amar. Ela precisa aprender conosco isso! Como afirma Victor Hugo: “a suprema felicidade na vida está na convicção de que somos amados.”

Esse é o desafio: amar! É disso que nossos filhos precisam! Só um Deus que traz em Seu caráter divino esse atributo, pode nos ajudar em tão grande missão. Que o Espírito Santo nos capacite a amar, para que seja grande a paz de nossos filhos (Isaías 54:13). Apenas ame!

 
Pagina 355 de 398

Acesso Área Restrita

Você está aqui: Início Atividades Semanal Editorial