HISTÓRIA



 A origem da Igreja Presbiteriana

 

A origem da Igreja Presbiteriana remonta à Reforma Protestante do século XVI – ocorrida na Suíça, em 1537, por meio do teólogo João Calvino e outros reformadores. Somos, portanto, uma igreja cristã reformada, que crê na Bíblia Sagrada (Antigo e Novo Testamento) como regra única e infalível de fé e prática. Também cremos que Jesus Cristo, Filho do Deus Vivo (encarnado, morto e ressuscitado), é o único e suficiente Salvador para todo aquele que crê na graça de Deus.

A nossa denominação recebeu o nome de Igreja Presbiteriana por ser dirigida pelo pastor e pelos presbíteros, sendo o concílio formado por representantes eleitos pela comunidade.

Ashbel Green Simonton foi o primeiro missionário presbiteriano a chegar ao Brasil, em 1859, vindo dos Estados Unidos. Em pouco tempo, ele implantou uma Igreja Presbiteriana no Rio de Janeiro, que cresceu por todo o País.

Mais tarde, em 1903, líderes presbiterianos organizaram a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPIB), cuja sede é em São Paulo. A IPIB se constitui como denominação nacional e é o órgão administrativo de apoio às Igrejas Presbiterianas Independentes locais, presentes em todos os estados do País.

 

Datas importantes

31/10/1537: Reforma protestante na Suíça.

12/08/1859: Data do presbiterianismo no Brasil

(chegada do primeiro missionário presbiteriano – Ashbel Simonton)

31/07/1903: Organização da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

08/10/1904: Organização da Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba

 

A Igreja Presbiteriana Independente em Curitiba

 


Fundada em 8 de outubro de 1904, a Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba (IPIC) faz parte da IPIB e é presidida pelo Rev. Carlos Fernandes Méier. Em 2008, deu início ao processo de transição para o modelo de igreja em células (grupos pequenos), cuja visão se expressa no slogan: "Cada casa uma igreja, cada membro um ministro".

A igreja também oferece vários outros ministérios, como: infantojuvenil, adolescentes, jovens, casais, terceira idade, louvor, missões, diaconia e comunicação. Todos estes departamentos se dedicam ao serviço a Deus e ao próximo como instrumento de bênção para vidas e famílias.

No âmbito da ação social, a IPIC conta com a Associação Comunitária Evangélica Canaã (ACEC). Trata-se de uma ONG que visa a promoção humana de maneira integral (espírito, alma e corpo). Para tanto, são oferecidos serviços à comunidade carente nas áreas de aconselhamento espiritual, assistência social e saúde, por meio de atendimento médico, psicológico, dentário, entre outros.

Venha nos visitar e conhecer a boa, perfeita e agradável vontade de

Deus para a sua vida, pois disse Jesus:

 “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10:10)



 

Acesso Área Restrita

Você está aqui: Início Quem Somos História