500 anos da Reforma Protestante

5 pontos da Reforma Protestante

Curitiba 22.10.2017 - O dia 31 deste mês é muito especial para nós, cristãos históricos e reformados, pois comemoramos o Dia da Reforma, data em que Martinho Lutero afixou seu protesto, feito em forma de 95 teses, na porta da igreja de Witemberg, na Alemanha, em 1517.

Serão, portanto, 500 anos desta data histórica. Além de Lutero, entre tantos outros “gigantes da fé”, podemos citar também João Calvino, considerado o maior sistematizador do pensamento doutrinário reformado.

Da reflexão teológica e doutrinária de homens como eles e dos encontros realizados, elaborou-se o que ficou conhecido como os cinco pontos da Reforma Protestante:

Solus Christus: Somente Cristo, participante da Santa Trindade e sendo também verdadeiro Deus, é o Senhor do universo, único caminho para Deus e a salvação eterna.

Sola Fide: Somente na fé em Cristo pode haver salvação para o ser humano. Não há outra maneira do homem ser salvo da perdição eterna a não ser pela fé em Cristo Jesus.

Sola Gratia: Somente a Graça de Deus em Cristo é a causa eficaz da salvação. Não há nada que o homem possa fazer de si mesmo para merecer a salvação eterna.

Sola Scriptura: Somente a Escritura Sagrada é a única e suficiente regra de fé e prática do cristão.

Soli Deo Glória: Só a Deus toda glória e honra e a ninguém mais.

 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Acesso Área Restrita

Você está aqui: Início Atividades Noticias Gerais Notícias gerais 500 anos da Reforma Protestante